sábado, 20 de março de 2010

Bolo Arco-Íris

Dia desses no flickr eu vi um bolo arco-íris e resolvi tentar fazer.. Mas não usei a forma certa e foi um desastre. Bem, quase. Ficou bonito e tals mas ainda não era o ideal.
Eu não uso massa pronta pra bolo.. Não é a mesma coisa. Na verdade eu detesto essas coisas prontas. Prefiro fazer o bolo como minha avó ensinou.
O ideal pro bolo arco íris é usar uma forma redonda. eu usei uma com 30cm de diâmetro e 5cm de altura.
Então, pegue uma bacia, a colher d pau (ou a batedeira) e vamos aos ingredientes:
*quantidades para uma forma de 30cxm de diâmetro com 5cm de altura
  • 3 copos de açucar
  • 3 e 1/2 copos de farinha com fermento
  • 2 colheres de sopa bem cheia de margarina
  • 3 ovos
  • 1 garrafa de leite de coco
  • 1/2 copo de leite comum
Modo de Preparo
  • numa a bacia, misture o açucar com a margarina
  • depois acrescente os ovos e continue batendo
  • acrescente a farinha e o leite de coco
  • acrescente o leite comum até vc achar q está numa consistencia boa.
OBS: o normal é usar o leite comum, mas eu usei o leite de coco que é mais espesso pra massa não ficar muito mole e as cores não misturarem, já que a anilina culinária é liquida.
Eu tinha 5 cores de anilina culinária em casa, isso vc acha facilmente no mercado. Verde, Azul, Amarela, Rosa e Vermelho. Com o rosa e o azul eu fiz o roxo.
Com a massa bem espessa da pra caprichar na anilina, já que ela não tem gosto mesmo, quanto mais anilina, mais viva a cor.
Separe a massa em potes diferentes, cada pote pra uma cor. Misture a anilina até vc achar que ficou uma boa cor.
Agora, é só colocar a massa na forma devidamente untada com manteiga e farinha.
Não esqueça que na hora d colocar a massa, vc deve sempre colocar uma cor sobre a outra, sempre no centro. Tentando fomar círculos concêntricos.

Coloque o bolo no forno pré-aquecido e divirta-se. 
Ahh.. e depois poste a foto do seu bolo pra gente ver!! ^^

2 comentários: